#Relacionamentos | Casamento – Exames pré-nupciais.
Oi gente,
Dando continuidade à nossa série casamento, quero falar um pouco sobre algo que muita gente desconhece “os exames pré- nupciais.”
Depois do noivado começam os preparativos para o casamento. Pensamos em todos os detalhes da cerimônia como: local, decoração, convidados, roupas e zás, mas nos esquecemos de cuidar da saúde.
Eu nem imaginava que precisava fazer exames antes de casar, até que um dia fui convidada para dar uma entrevista sobre este assunto. A entrevista nunca aconteceu, mas procurei saber sobre isso e posteriormente também fomos aconselhados pelos nossos discipuladores a efetuá-los.
Esses exames são na verdade um check-up da sua saúde, para que você e seu futuro cônjuge tenham mais segurança antes de iniciar uma vida sexual. Realizar esse check-up é uma forma de demonstrar seu amor e cuidado por ele.
Quais são os exames pré-nupciais?
Tanto o homem como a mulher deve colher exames de sangue para avaliar doenças infecciosas, sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, sífilis, AIDS e outras doenças como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus que podem ser prejudiciais se contraídas durante a gestação para o bebê.
MULHERES
Esses exames podem ser solicitados diretamente ao seu médico ginecologista. No meu caso marquei uma consulta e falei que estava me preparando para casar e que gostaria de fazer alguns exames pré-nupciais. Para os médicos isso é comum, apesar de algumas pessoas acharem que está fora de moda.
A lista de exames pode variar de acordo com seu histórico médico. Se você já teve relações sexuais o médico provavelmente irá pedir o exame de Papanicolau.
É importante ressaltar que você deve pedir para o médico a solicitação para para o teste de HIV, pois é um exame diferente do hemograma. Em minha opinião, se você já teve relações sexuais, deveria sim fazer esse teste.
HOMENS
No caso dos homens o ideal é procurar um urologista para solicitar os exames pré-nupciais e até mesmo bater um papo sobre alguma dúvida que tenha.
Da mesma forma que as mulheres, os exames podem variar de acordo com o histórico médico. A diferença nos exames do homem é o espermograma que avaliará a fertilidade do homem.
Uma boa pesquisa sobre esses exames é importante, pois as DSTs infelizmente são mais comuns do que imaginamos.
Se programe para esses exames o quanto antes, pois se houver a necessidade de algum tratamento haverá tempo hábil antes do casamento.
Espero que tenham gostado da dica e se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário.
Com encargo,
Danielle dos Santos
[…] de qualquer jeito. Vimos no último post da série a importância de cuidar da saúde fazendo os exames pré-nupciais e agora vamos falar sobre […]