Blog sobre relacionamentos, corte e lifestyle cristão.
 
 

#Relacionamentos | Casamento – Curso de noivos

curso_noivos_site

 

Oi gente,

Casar não é uma tarefa simples e precisa ser levada a sério. A importância dessa aliança é tanta que os preparativos não podem ser de qualquer jeito. Vimos no último post da série a importância de cuidar da saúde fazendo os exames pré-nupciais e agora vamos falar sobre o curso de noivos.

 

Antes de falar propriamente do curso quero compartilhar sobre a minha experiência com ele. Eu nunca imaginei que esse curso fosse tão profundo e necessário quanto foi. Não consigo compreender como as pessoas podem se casar sem ter o mínimo de conhecimento das coisas que são ministradas nele. Um dos meus professores chegou a dizer que para ele os princípios ministrados ali deveriam ser matéria de escola, e posso dizer que concordo. Pois vemos uma sociedade doente no aspecto de relacionamentos,por falta de princípios que são pilares para uma família.

 

Para nós (eu e meu esposo) o curso de noivos foi essencial para entrarmos na aliança de casamento sadios e conscientes da nossa escolha e olha que muitas coisas nós já tínhamos pesquisado e conversado sobre, mas nesse tempo foi ampliado.

 

O curso de noivos é geralmente ministrado nas igrejas locais, os professores são casais mais experientes, não necessariamente mais velhos, mas aqueles que de alguma forma possuem experiências no casamento de acordo com os princípios ensinados no curso. Ele pode ser coletivo, com outros casais de noivos (o que é bem legal até para fazer amizades), ou pode ser ministrado diretamente para o casal.

 

Eu e o Rafa tivemos as duas experiências. Iniciamos coletivo, conhecemos outros casais e aprendemos com a experiência deles também. No entanto o horário estava nos prejudicando, então fomos orientados a deixar a turma e finalizamos sendo ministrados por nossos discipuladores.

 

Existem inúmeros modelos desse curso, até mesmo na igreja católica, contudo quero indicar os dois modelos que fomos ministrados:

 

 

Curso de Noivos da Escola da Família 

O curso de noivos da escola da família é ministrado pela Igreja Videira e Igrejas Associadas a Vinha.

escola_familia_1

Nele, são ministrados temas de diversas áreas específicas de sua vida.
Você verá as bases de um casamento bem-sucedido desde o período pré-nupcial até a vida após o altar. Serão tratadas questões relacionadas às emoções e à bagagem familiar. Intimidade e sexo também são temas abordados.

 

ONE Curso para noivos – Tonando-se dois em um.

Esse curso de noivos é do Marriage Ministries International que foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte MG.

Mike e Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países.Um dos cursos mais conhecidos desse ministério é de casais chamado Casados para Sempre, esses cursos são ministrados em muitas denominações.

 

cursos_one

 

Os tópicos abordados são:

 

  •  Um Antes de Serem Dois;
  •  Relacionamentos: Passado, Presente e Futuro;
  •  Concluindo o Passado;
  •  Completo em Um;
  •  O Destino de Vocês como Um;
  •  Intimidade: O Presente de Deus para o Casamento de Vocês;
  •  A Equipe do lar;
  • Deus e suas Finanças;
  • Casamento e Finanças.

 

Se você não pertence à Igreja Videira ou Vinha e não tem acesso aos cursos da Escola da família, pode procurar alguma denominação que aplique o modelo da MMI Brasil, ou mesmo indicar para seus líderes a opção de credenciamento e qualificação para aplicar o curso em sua igreja local.

 

As apostilas desses cursos são bem semelhantes e ambas abordam os tópicos que são base para um casamento sadio. O que diferencia uma da outra é a linguagem utilizada.

 

 

Esse curso é muito bom para o casal, na verdade é essencial. Em ambos os modelos, são aplicadas tarefas para o casal fazer individualmente e depois conversarem sobre assunto abordado. O momento de compartilhar sobre as tarefas é enriquecedor para o casal.

 

Em minha experiência, o curso de noivos me aproximou muito do meu noivo, foi um tempo de sentirmos mesmo como seria nossa vida de casados. Alguns temas foram mais difíceis de falar do que outros, mas todos foram muito esclarecedores.

 

Preciso contar sobre um erro que cometemos. Logo que iniciamos a corte, por termos convicção do casamento, tivemos algumas conversas que não eram apropriadas para aquele momento. Essas conversas foram a respeito do nosso passado. Infelizmente tanto eu quanto ele, havíamos tido outros relacionamentos. Foi bem doloroso para nós. No curso de noivos, entendemos que o que fizemos foi muito precoce, pois dentro do curso seria o momento certo de abordarmos esses pontos.

 

Então quero deixar duas dicas, LEMBRANDO, não são regras, ok?

 

  • Não se precipite no tempo de corte, deixe o relacionamento avançar os estágios naturalmente, para evitar de tocar em assuntos que podem atrapalhar a caminhada de vocês. Saiba mais sobre os estágios da corte aqui.

 

  • Não faça o curso de noivos muito tempo antes de se casar. O curso aborda alguns temas, e também gera uma certa intimidade no casal que se for aplicado muito tempo antes do casamento poderá causar problemas.

 

 

Se você gostou do post curta e compartilhe com seus amigos noivinhos e se fez o curso de noivos, conte pra nós sua experiência deixando seu comentário.

 

Com amor,

 

dz

Danielle dos Santos
@danielle.dz
@odiariodazoe
danielle@odiariodazoe.com.br

 

 

 

18 de abril de 2016 CasamentoNoivado
4 comments

4 Responses to “#Relacionamentos | Casamento – Curso de noivos”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top