Blog sobre relacionamentos, corte e lifestyle cristão.
 
 

#Liderança | Liderando adolescentes!

adolepeixes

 

Olá pessoal, tudo bem?

 

Ontem comentei no post sobre o evento de 20/08 – por sinal estou muito empolgada e ansiosa para que esse dia chegue logo! – que fui desafiada a liderar adolescentes. Resolvi contar com mais detalhes como foi o processo e dar algumas dicas para vocês, dentro do que vivi nesse tempo.

Inicialmente Deus falou comigo sobre assumir a única célula de adolescentes da igreja, que era oriunda da primeira célula kids/juvenis. Relutei um pouco, porque tinha acabado de me casar, a minha visão era que eu partiria para trabalhar com casais e não iria “regredir”, indo para os adolescentes. Enfim, os planos de Deus são totalmente diferentes dos nossos e Ele tem os Seus propósitos.

Assumi a célula com 6 membros, eu olhava pra eles e pensava: Jesus, o que o Senhor quer fazer aqui? :'(  com o tempo Ele foi me mostrando.

A primeira medida foi acertar o andamento da célula e conscientiza-los de que não eram mais crianças e não deveriam acusar o outro, apontar o erro do outro, enfim… coisas que nem em célula kids aconteciam, aconteciam por lá! rsrsrsrs…

Por um tempo, estive buscando em Deus o que fazer, pois precisávamos estabelecer um padrão na célula. Foi então que a direção foi para que a célula inteira passasse pelo encontro de novo. Eles já haviam passado no encontro kids, só que estavam crescendo e não estavam tendo acompanhamento e orientação de pertinho. Depois disso consolidamos eles e continuamos a caminhar com a célula.

Pra encurtar a história… crescemos com a célula. Muitos chegaram, outros saíram, mas no final de tudo tínhamos duas líderes formadas e a média de 15 adolescentes por célula.

adolepeixesss

 

Se você lidera ou irá liderar adolescentes, precisa saber de algumas coisas:

  • Adolescentes estão em transição

Diferente de jovens e adultos, os adolescentes ainda estão no processo de formar a identidade, definir o que realmente gostam ou não, estão na transição de crianças para a fase adulta, ou seja, já se prepare pra engolir muito sapo e aguentar muita infantilidade. Vá na graça do Senhor para ter sabedoria e não perder a cabeça.

 

  • Eles têm muita energia pra gastar

Apesar da música da Aline Barros falar que criança de Jesus tem energia pra gastar, aplico o mesmo aos adolepeixes… ops… rsrsrs adolescentes. Eles tem uma energia sobrenatural… kkkk e precisam gasta-la! Assim como as crianças não conseguem ficar muito tempo paradas ou entretidas em algo, eles são da mesma forma. Nesse tempo tive que me virar, porque tinha meu esposo, roupas pra lavar, casa pra arrumar e os adolescentes pra caminhar junto! rsrsrsrs… fomos no parque, no mercadão, na 25 de março, fazíamos festas na célula… agradeço a Deus pelo meu esposo que compreendeu que tudo isso era necessário. 🙂

 

  • Eles viajam um pouquinho… rsrsrs

Nas orientações, procure sempre inserir suas experiências quando adolescente, pra trazer realidade ao que está falando e pra que eles saibam que o que estão passando é normal. Porque quando eles estão dentro de algum problema, acham que aquilo é a morte e que ninguém nunca passou por aquilo. Na célula, deixe-os compartilhar, mas nunca se deixe levar, porque as vezes viajaaaammm… e se você não tem equilíbrio, não consegue trazer o assunto de volta para o eixo certo.

 

  • Algumas coisas “mudam” de um dia pro outro

Ore sempre e jejue para que o Senhor te dê adolescentes convictos do que querem, pois essa é uma fase muito difícil, onde qualquer “vento de doutrina” já os leva a pensar diferente de uma hora pra outra. No domingo amam a Deus e querem ser pastores, na segunda já são os piores do mundo, saem dos grupos de WhatsApp e estão desviados. Busque sabedoria do alto para agir em cada uma das situações, afinal, esse é o seu povo!

 

  • Eles querem impressionar/chamar a atenção

A guerra de egos e para chamar a atenção é muito forte também. Por estarem em transição, ainda utilizam de táticas de criança para tentarem conseguir o que querem. Essas táticas comigo nunca funcionavam, porque apesar de ser grandinha já, eu me identificava demais com eles… kkkk me via adolescente e lembrava o que passava na minha cabeça, isso me ajudou muito também, ter a empatia com cada um deles, saber o que estavam sentindo e passando.

 

  • Eles não são ABORRESCENTES

Apesar de aos olhos do mundo os adolescentes não terem valor algum, Deus vê valor e infelizmente satanás também. É em meio a toda essa transição que ele lança mentiras, setas e faz com que os adolescentes se afastem do Senhor, ou se tornem crentes rasos. Lembre-se sempre: eles são o seu povo, eles são o rebanho que o Senhor deu para você cuidar. Eles não são aborrescentes, eles são Reis e Sacerdotes, escolhidos para fazer a diferença e nadar contra a maré do mundo.

 

  • Ame-os

Ame muito cada um deles. O amor que o mundo nos ensina é o amor condicionado, ou seja, um amor que exige algo em troca, mesmo que inconscientemente. O amor que aprendemos com Jesus, é o amor que se importa e ajuda aqueles que não tem nada para nos dar em troca. Adolescentes aparentemente podem não te dar nada em troca, mas eles dão frutos e isso fica pra sempre.

 

 

Espero que as dicas tenham te ajudado! 🙂

 

Com encargo,

 

Carol Assinatura

 

Ana Carolina Ferreira

anacarolina@odiariodazoe.com.br

@anacarolina.dz

@odiariodazoe

28 de julho de 2016 Liderança
No comments yet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top