Blog sobre relacionamentos, corte e lifestyle cristão.
 
 

#Dica | Bíblia – A Mensagem

Oi gente!

Quero compartilhar uma dica de leitura da Bíblia, mais especificamente de uma tradução dela. Como eu disse no post sobre o livro Uma vida com propósitos fiquei encantada com a diversidade de traduções da Bíblia que conheci através desse livro e algumas das citações de versículos na versão da Bíblia –  A Mensagem me deixaram sedenta por ler a palavra, mas antes quero falar um pouco mais sobre as traduções.

É importante conhecermos e lermos outras traduções da palavra, porque por melhor que seja uma tradução, ela tem limitações. A Bíblia foi originariamente escrita com a utilização de 11 280 palavras hebraicas, aramaicas e gregas, mas a tradução inglesa típica utiliza cerca de seis mil palavras. Com certeza há significados que podem escapar, por isso é muito útil comparar as traduções. Outro fator importante é que freqüentemente deixamos escapar o significado de versículos bíblicos conhecidos, não por causa de uma tradução mal feita, mas pelo fato de termos decorado aquele versículo ele se torna comum e não extraímos a plenitude daquele texto.

Eu gosto de iniciar uma Bíblia nova por ano com tradução diferente. Adquiri  esse hábito há poucos anos, mas já vejo grandes resultados. Já li a versão AR – Almeida Revista e Atualizada; essa versão é a que utilizamos em nossa igreja local e na maioria das denominações ela também é utilizada, indico a leitura dela para quem está começando a ler a bíblia, dessa forma você não ficará perdido na hora de acompanhar a pregação. Também já li a versão NVI- Nova Versão Internacional; essa é uma linguagem muito boa, é interessante como alguns versículos ficam mais claros nela. No último ano li a King James, estava louca por essa Bíblia e consegui ler no celular através de um aplicativo que contém muitas versões (NVI, NTLH, ARC, ARA, ARF) em vários idiomas. Agora estou lendo a versão A Mensagem, ou como no original The Message, tradução de Eugene Peterson, que no Brasil ganhou o nome de A Mensagem.

9788000002118

Eugene Peterson é um escritor, poeta e pastor de uma igreja em Baltimore, nos EUA, que dedicou dez anos de trabalho nessa Bíblia. Ele utilizou os textos originais em hebraico e grego, para garantir sua autenticidade. O trabalho dele foi completamente revisado por uma equipe de renomados acadêmicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento, que garantem sua precisão e fidelidade às línguas originais. Foi traduzida para o português sob a supervisão exegética e teológica do biblista Luiz Sayão, que têm contribuições importantes no que diz respeito às novas versões da Bíblia na língua portuguesa.

A mensagem não é uma bíblia para se levar as reuniões, ela é mais de leitura. Tem um layout diferente que não divide os versículos como estamos acostumados, dá mesmo a impressão de que estamos lendo um livro o que é bem mais atrativo.

tiago-3-1-12-am

Sem falar que a ela tira  aquela impressão de que vivemos em um mundo de duas linguagens diferentes, o mundo da bíblia e o mundo moderno. O tradutor Eugene Peterson, tomou algumas liberdades na linguagem e interpretação dos textos o que torna essa bíblia um meio termos entre tradução e paráfrase. Na versão em português achei um termo que é comum em nossa linguagem, mas que foi engraçado ler na bíblia:

“Evitem pisar no calo dos que não têm liberdade como vocês.”
1 Coríntios 10: 31-33 ( A Mensagem)

Tentei achar um aplicativo com a tradução A Mensagem e não encontrei, mas graças a Deus pelas confraternizações de final de ano e os famosos amigos secretos. Fui abençoada com essa bíblia linda, que apesar de grande e pesada tenho carregado pra cima e pra baixo lendo em toda oportunidade que tenho.

Quero deixar o gostinho dessa leitura com alguns versículos que são muito conhecidos, para compararem com esta tradução:

VELHO TESTAMENTO

No princípio criou Deus os céus e a terra.
Gênesis 1:1 (Almeira Revisada)

Em primeiro lugar, Deus criou o céu e a terra.
Gênesis 1:1 (A Mensagem)

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9 (Almeida Revisada)

Não vou abandonar você. Seja corajoso! Anime-se! Você conduzirá este povo para a tomar a terra que prometi dar aos seus antepassados. Dê o seu máximo, empenhe sua alma. Não se desvie para a direita nem para a esquerda, para que possa chegar ao seu destino. Não deixe, em nenhum instante, de pensar no que diz o Livro da Revelação.
Josué 1:9 ( A Mensagem)

Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7 (Almeida Revisada)

Mas o Eterno disse a Samuel: “Não olhe para o exterior. Não fique impressionado com sua aparência e estatura. Eu já descartei esse. O Eterno não julga as pessoas pelos padrões humanos. Os homens e as mulheres olham para a aparência, mas o Eterno vê o coração.
1 Samuel 16:7 ( A Mensagem)

Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.
Neemias 8:10 (Almeida Revisada)

Não fiquem entristecidos. A Alegria do Eterno fortalecerá vocês!
Neemias 8:10 (A Mensagem)

e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14 (Almeida Revisada)

e o meu povo, que se chama pelo meu nome, reagir com humildade buscar a minha presença e abandonar os seus maus caminhos, estarei pronto para atende-los. Do céu, ouvirei e perdoarei os seus pecados. Restaurarei o bem a terra.
2 Crônicas 7:14 ( A Mensagem)

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
Salmos 20:7 (Almeida Revisada)

Os carros vão enferrujar, os cavalos ficarão mancos, mas nós estaremos firmes, de pé!
Salmos 20:7 ( A mensagem)

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Salmos 23:1( Almeida Revisada)

Ó Eterno, meu pastor! Não preciso de nada.
Salmos 23:1 ( A Mensagem)

Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.
Salmos 125:1

Os que confiam no Eterno são como o monte Sião: Nada pode abalá-lo, é uma rocha segura em que você pode sempre confiar.
Salmos 125:1 ( A Mensagem)

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41:10 (Almeida Revisada)

Não entre em pânico. Estou com você. Você não precisa ter medo, porque sou seu Deus. Vou dar forças a você. Eu o ajudarei. Você encontrará firmeza em mim, vou segurá-lo pela minha mão.
Isaias 41:10 (A Mensagem)

NOVO TESTAMENTO

Mateus 6:33
– Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas. Mateus 6:33 ( A Mensagem)

Mateus 11:28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Vocês estão cansados, enfatizados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Mateus 11:18 (A Mensagem)

João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.

Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. João 3:16 ( A Mensagem)

Onde comprar?
Bíblia – A Mensagem, Eugene Peterson

Gostou? Ficou com vontade de ler, ou já tem essa bíblia? Compartilhe conosco.

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Com amor,

dz

Danielle dos Santos
@danielle.dz
danielle@odiariodazoe.com.br

17 de janeiro de 2017 DicasLivros
No comments yet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top